Atividade 11

 

Atividade 11

Tema relacionado: Estações do Ano

Nível de Ensino Indicado: Ensino Básico

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Descrição do experimento:

O início desta atividade pode ser a partir de um debate em sala de aula sobre o tema referido. Posteriormente o professor pode realizar a montagem, juntamente com os alunos, de uma maquete com a utilização de materiais simples para exemplificar as estações do ano e explicar como as mesmas ocorrem.

 

MateriaisNecessários e Montagem:

·                    a) A lâmpada

Usar uma lâmpada, conectada a um soquete portátil plugado na tomada fixa no centro da caixa de papelão, com um fio paralelo, destes usados parafazer extensão, com cerca de 3 m de comprimento. Dizer aos seus alunos que serve para formar os globinhos;

·                    b) A bola de isopor

Sugere-se usar quatro bolas de isopor com 4 cm de diâmetro cada, sustentada por um clips  e na parte superior da bola pode-se usar um palito de dente, ou algo similar para representar o eixo imaginário da Terra.

·                    c) O ambiente

A caixa com a lâmpada e os quatro globos colocados sob a lâmpada, devem estar de forma que o filamento desta fique aproximadamente na mesma altura do centro da bola de isopor que, por sua vez, estarão colocadas nas posições (A, B, C, D) da caixa.

Situação-problema

Sugere-se começar a explicação definindo o plano da órbita da Terra, o qual, nas condições em que normalmente se realiza essa demonstração, é o plano paralelo à superfície da mesa sobre a qual está a lâmpada e passando pelo centro do Sol, isto é, da lâmpada que o representa. Em seguida deve-se mostrar qual é a posição do eixo da Terra quando ele estiver perpendicular ao plano da órbita da Terra. Pode-se começar exemplificando o movimento de translação fazendo a Terra (uma 5a bola de isopor) girar ao redor do Sol, num movimento circular ao redor do Sol, o que é muito próximo da realidade. Esta é uma situação hipotética pois o referido eixo nunca fica perpendicular ao plano da órbita. Enfatizar neste caso que ambos os hemisfério da Terra são igualmente iluminados durante todo o movimento de translação e, portanto, não haveria nenhuma razão para haver diferentes temperaturas (verão e inverno simultaneamente) nos dois hemisférios.

Pergunta-se aos alunos o que se deve ser feitor para se ter mais iluminação num hemisfério do que em outro, geralmente surge-se dentre eles a sugestão: inclinar o eixo da Terra. De fato esta condição é necessária apesar de não ser suficiente para se ter simultaneamente diferente iluminação nos dois hemisférios e ocorrer a inversão destas diferenças em intervalos de seis meses. Necessita-se que a direção do eixo (para onde “aponta”), uma vez inclinado, seja constante. Portanto as razões para se obter as estações do ano são duas:

1º) constância da inclinação do eixo de rotação da Terra.

2º) movimento de translação da Terra ao redor do Sol.

 

Referências:

CANALLE, J. B. G., Oficina de Astronomia Online. Instituto de Física, UFRJ.Disponível em: http://www.oba.org.br/cursos/astronomia. Acesso em fevereiro de 2011.

LACERDA, A. R. V., HIEDA, E. H. W., SILVA, G. M., PINTO, A. C.,  Estações do Ano. Disponível em:

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_estacoesdoano>. Acesso em fevereiro de 2011.

 

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