Atividade 5

 

Atividade 5

Tema relacionado: Poluição do Ar

Nível de Ensino Indicado: Ensino Médio e Superior

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Introdução:

Um assunto bastante discutido quanto aos problemas ambientais nas grandes cidades é a grande quantidade de poluição existente no ar, causado pelo excesso de veículos automotores e indústrias.Mas esse fato não ocorre somente nas ruas e avenidas das grandes cidades, pois a qualidade do ar de alguns ambientes fechados é ainda pior do que do lado de fora, já que uma composição química que merece atenção pode ser encontrada no ar dentro de nossas casas, em quantidades que chegam a ser 40 vezes maior do que em ambientes ao ar livre.

A poluição do ar cria problemas de soluções mais extravagantes, já que os custos são consideravelmente mais altos e as técnicas para se fazer o tratamento do ar são mais avançadas, específicas e com rendimento não tão alto, contrariando o tratamento de águas, por exemplo. Em vista disso, a melhor solução ainda é não poluir ou mesmo poluir o menos possível e, para isso, é preciso fortes campanhas de fiscalização do setor industrial e automobilístico e de conscientização da população em geral.

 

Objetivos:

·         Permitir que os alunos alcancem maior compreensão sobre as maiores fontes poluidora do ar, tornando-os cientes sobre o que podem fazer para ajudar a minimizar esse problema;

·         Capacitar os estudantes na criação de gráficos de dados e analise dos mesmos, além de conscientizá-los sobre os problemas que a poluição do ar causa a saúde dos seres vivos e a todo o planeta.

 

Tempo necessário para a atividade:

·         Aproximadamente 60 minutos para discussão e resolução das questões.

 

Descrição da atividade:

Nesta atividade o professor irá introduzir em sala de aula assuntos relacionados à poluição do ar, suas causas e efeitos, e o que pode ser feito para minimizar o problema. Posterirormente, professor e alunos desenvolveram uma discussão sobre os assuntos, bem como gráficos de dados para discussão e comparação de resultados sobre as maiores fontes poluidoras do ar, fazendo uso da tabela abaixo (Tabela 5.1).

 

Procedimentos utilizados:

Sabe-se que a poluição atmosférica resulta da emissão de gases poluentes ou de partículas sólidas na atmosfera, e que pode dar origem ao efeito estufa, às alterações climáticas, à diminuição da qualidade do ar e a problemas de saúde nos seres vivos. Em vista disso, e com as informações contidas na Tabela 5.1, a qual contém a porcentagem de poluentes de várias fontes diferentes, as quais foram classificadas em 4 categorias: indústria, área (incluem fontes de emissão produzidas por aquecedores de ar, cortadores de grama, alguns serviços comerciais como lavanderia e postos de gasolina), carros e unidades móveis (incluem meios de transporte como trem e avião), os estudantes deverão analisar e responder aos questionamentos propostos para a atividade.

Tabela 5.1: Porcentagem das principais fontes poluentes do ar.

 

Fontes poluidoras

Poluentes

Indústria

Área

Carros

Unidades Móveis

Compostos orgânicos voláteis  (VOCs) – é emitido por processos industriais, veículos, evaporação de solventes de pintura e combustão de madeira e/ou de combustíveis.

20%

41%

38%

1%

Óxidos de nitrogênio (NO) – é emitido por processos industriais, fertilizantes e fábricas de explosivos, fumaça do tabaco e aparelhos a gás.

23%

7%

63%

7%

Monóxido de carbono (CO) – é emitido por processos industriais e por veículos.

1%

15%

83%

1%

Dióxido de enxofre (SO) – é emitido principalmente pela combustão do carvão e petróleo.

65%

2%

13%

20%

Partículas PM10 – são emitidos em obras de construção civil, tráfego, setor industrial e processos agrícolas.

36%

46%

16%

2%

Partículas PM2.5 – são emitidas por combustões industriais, comercial e residencial e por transporte rodoviário.

15%

56%

25%

4%

 

Questionamentos:

1. Crie um gráfico de barras ou de pizza com os dados da Tabela 5.1 e avalie os dados.

2. Observando o gráfico criado, qual das fontes citadas que mais contribui para a poluição do ar e qual o poluente que esta fonte emite em maior escala na atmosfera de acordo com a Tabela 5.1?

3. Quais as consequências que a poluição do ar vem causando para a saúde da humanidade e ao meio ambiente?

4. É possível reduzir a quantidade de emissão de gases poluentes no ar? Como?

5. Investigue quais outros poluentes são emitidos no ar e de quais fontes provém? Quais os problemas que estes causam a saúde dos seres vivos?

 

Referências:

Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico.  Disponível em: . Acesso em janeiro de 2011.

Ecomania - Serviços Ambientais. Disponível em: . Acesso em janeiro de 2011.

Mundo Educação - Agentes Poluidores do Ar. Disponível em: < http://www.mundoeducacao.com.br>. Acesso em janeiro de 2011.

 

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Sobre:

O Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande é uma das 13 Unidades Acadêmicas da FURG, sendo responsável pela área das Ciéncias Computacionais, dedicando-se a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento.

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