Atividade 4

 

Atividade 4

Tema relacionado: O aquecimento dos oceanos da Terra

Nível de Ensino Indicado: Ensino Básico e Médio

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Introdução:

O aquecimento dos oceanos da Terra é resultado do aquecimento global e é provável que as suas consequências estejam afetando negativamente a humanidade. Por este tema ser de importância mundial, é importante o professor trata-lo em sala de aula com os seus alunos, visando conscientiza-los sobre este problema.

 

Objetivos:

·         Incentivar os alunos a investigarem e discutirem mais sobre assuntos relacionados ao aquecimento dos oceanos, bem como às mudanças climáticas, tanto em sala de aula, como no seu dia-a-dia, tornando-os mais cientes sobre este problema;

·         Desenvolver nos alunos uma nova visão sobre a importância de cuidar do planeta e ajudar a combater o aquecimento dos oceanos.

 

Descrição do experimento:

A experiência é baseada em umPrograma de Verão da NASA. Tal experiência é uma demonstração de como prender a atenção dos alunos, estando eles em um acampamento de verão ou na escola. Nela utiliza-se um balão de água para mostrar como os oceanos da Terra estão absorvendo a maior parte do calor que está sendo preso no mundo em aquecimento, possibilitando os alunos responder as questões propostas, bem como, tratar de outros assuntos relacionados às mudanças de clima.

  Disponível em:http://www.jpl.nasa.gov/education/index.cfm?page=102

 
Na figura acima, à direita, o oceanógrafo da NASA, Josh Willis demonstra com o balão de água como é que os oceanos da Terra estão absorvendo a maior parte do calor que está sendo preso no nosso mundo em aquecimento.

 

Tempo necessário para o experimento:

·         Aproximadamente 30 minutos para o experimento (caso o professor o desenvolva para os alunos visualizarem);

·         30 minutos para discussão das questões.

 

Materiais Necessários:

·         Vários balões;

·         Isqueiro;

·         Garrafa de água;

·         Balde;

·         Óculos de segurança.

 

Procedimentos do experimento:

1.  Encher o balão de ar e amarrá-lo. Pedir a alguém para segurar o balão quando é necessário colocar óculos de segurança. Explicar aos alunos que o balão cheio de ar representa a atmosfera da Terra e a chama representa o calor do sol.

2.  Levar o balão aos alunos e mantê-los a pelo menos três metros de distância do balão.

3.  Segurar a parte inferior do balão e colocar a chama do isqueiro no balão, mas a uma distância segura de onde está sendo segurando o balão. Assim que a chama toca o balão, o balão estoura.

4.  Fazer após um balão de água. Ao encher o balão, tentar remover as bolhas de ar, pois quando colocar a chama em uma bolha de ar pode causar o estouro do balão prematuramente. Explicar aos alunos que este balão representa os oceanos da Terra.

5. Colocar a chama do isqueiro no balão, a uma distância segura de onde se está segurando o balão.Relatar aos alunos que dependendo do tamanho do balão, a qualidade e a espessura da borracha, bem como a presença de bolhas de ar, o balão cheio de água deverá durar mais de um minuto com a chama sobre ele.

6.  Explicar aos alunos que esta demonstração ilustra como os oceanos da Terra estão absorvendo uma grande quantidade de calor gerado pelas mudanças climáticas. De fato, os oceanos da Terra estão absorvendo cerca de 80 % a 90% do calor do aquecimento global. 

Para mais detalhes sobre o experimento é possível assistir uma demonstração na página da NASA em <http://www.jpl.nasa.gov/video/index.cfm?id=827>.

 

Questionamentos:

1. O que entendesse sobre o experimento realizado em relação ao aquecimento dos oceanos?

2. Pesquise mais sobre o aquecimento dos oceanos, suas causas e consequências.

3. O que poderia ser feito para reverter os efeitos do aquecimento dos oceanos?

4. Se o aquecimento dos oceanos se agravar com o passar dos anos, o que poderá acontecer ao nosso planeta?

5. Em sua opinião, qual a relação entre o aquecimento das águas dos oceanos e o aquecimento da terra gerado pelo efeito estufa? Justifique sua resposta.

 

Referências:

FBMC - Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Disponível em: <http://www.museuvirtual.unb.br/climatico/navegacao.html>. Acesso em janeiro de 2011.

NASA - Mudanças Climáticas. Disponível em: <http://www.nasa.gov>.Acesso em janeiro de 2011.

 

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Sobre:

O Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande é uma das 13 Unidades Acadêmicas da FURG, sendo responsável pela área das Ciéncias Computacionais, dedicando-se a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento.

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