Atividade 2

 

Atividade 2

Tema relacionado: O Efeito Estufa

Nível de Ensino Indicado: Ensino Médio

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Introdução:

O aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, que vem acontecendo há décadas, esta contribuindo para a elevação da temperatura terrestre, causando desta forma as mudanças nos padrões climáticos e um eventual aumento do nível do mar. Este aquecimento, segundo muitos cientistas internacionais, é observado através de leituras de temperaturas em estações de meteorologia e estimativas das temperaturas dos oceanos através de satélites.Certamente, o Brasil não está isento destas mudanças e a qualidade de vida das futuras gerações pode ser afetada.

Todos podem contribuir para reduzir a emissão de gases de efeito estufa através do uso adequado de aparelhos domésticos e de uma mudança no comportamento, relacionado a uma série de hábitos da vida cotidiana, que não implica em abrir mão dos benefícios da tecnologia moderna, como iluminação e refrigeração de ar, que podem ser desfrutados de maneira racional e não nociva ao meio ambiente.

 

Objetivos:

·         Proporcionar aos estudantes um melhor entendimento sobre assuntos relacionados ao efeito estufa, identificando possíveis divergências da visão dos mesmos sobre o tema abordado para a partir do experimento relacionado proporcionar-lhes uma reavaliação de suas ideias sobre o assunto;

·         Auxiliar os alunos na aprendizagem de criação de gráficos de dados e analise dos mesmos.

 

Descrição do experimento:

Nesta experiência será visto como o efeito estufa acontece a partir de materiais simples e de fácil acesso.  Após a efetivação do experimento, os estudantes terão que organizar os dados coletados e responder algumas questões relacionadas ao mesmo. Vale salientar que é importante o professor fazer uma abordagem inicial de alguns assuntos relacionados ao efeito estufa antes de dar inicio ao experimento, ou como o mesmo achar melhor.

 

Tempo necessário para o experimento:

·         Aproximadamente 40 minutos para coleta de dados;

·         O necessário para discussão e resolução das questões.

 

Materiais necessários:

Dois termômetros;

Um carro com todas as janelas fechadas.

 

Procedimentos do experimento:

·         Medir a temperatura dentro de um carro pela manhã enquanto ele estiver frio e na sombra.

·         Estacionar o carro no sol e fechar as janelas e após colocar um termômetro dentro do carro, mas não diretamente no sol.

·         Colocar outro termômetro fora do carro na sombra.

·         Registrar as temperaturas a cada 5 minutos por 30 minutos, anotando os valores das temperaturas em uma ficha.

·         Realizar o mesmo procedimento da experiência, só que em um dia nublado;

·         Criar gráficos relacionando as variáveis hora e temperatura dentro do carro e fora do carro em ambos os dias, ensolarado e nublado.

 

Questionamentos:

1. Em qual local ficou mais quente: dentro ou fora do carro? Por quê?

2. Em que sentido o carro se comportou como a atmosfera terrestre?

3. Há perigo deixar uma criança pequena ou um animal de estimação fechado dentro de um carro em um dia quente. Por quê?

4. A partir dos gráficos obtidos com os dados coletados e em ambos os dias, compare os resultados das experiências e explique que diferenças ocorreram.

 

Referências:

FBMC - Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Disponível em: <http://www.museuvirtual.unb.br/climatico/navegacao.html>. Acesso em janeiro de 2011.

Poluição do ar: uma das causas do efeito estufa. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com>. Acesso em janeiro de 2011.

Programa Educar. Universidade de São Paulo - USP. Disponível em: <http://educar.sc.usp.br>. Acesso em janeiro de 2011.

 

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Sobre:

O Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande é uma das 13 Unidades Acadêmicas da FURG, sendo responsável pela área das Ciéncias Computacionais, dedicando-se a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento.

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